O objetivo desse espaço é apresentar ao aluno a oportunidade de expressar-se utilizando novas possibilidades para o seu aprendizado...
sejam bem vindos !!
terça-feira, 29 de maio de 2012
ATIVIDADES PARA AS 7ªS
ATIVIDADES
ELABORAR UM PEQUENO RELATÓRIO COM NO MINIMO 150 PALAVRAS SOBRE "TIRADENTES"
VALOR DA ATIVIDADE 0 A 10
OBS: NÃO SE ESQUECER DO NOME, Nº E SÉRIE E O LINK QUE VC PESQUISOU
NOME:LARISSA RODRIGUES DA SILVA.N°15.SERIE:7°B. LINK:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes TRABALHO. TRABALHO DE TIRADENTES. Nascido no dia 12 de novembro de 1746 no Estado de Minas Gerais , Joaquim José Xavier era TIRADENTES, era filho de Português e quando tinha apenas 11 anos sua mãe morreu e ele ficou com seu pai e seus irmãos.Com o passar dos anos sua mãe morreu e teve que sair de sua propriedade por causa de dividas e passou a morar na VILA DE SÃO ANTÔNIO, ele teve que se adaptar com a nova fase da vida, muito bem em sua cidade natal em MINAS GERAIS ele ficou conhecido pela sua simpatia e pelo seu e desejo de ajudar os pobres. TIRADENTES gostava muito da área militar e chegou a se engrenar ao regime militar dos dragões de MINAS GERAIS,e com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Ele não gostou da ideia que o PORTUGAL dominasse o brasil logo o primeiro MÁRTIR se ajuntou com outros mineiros advogados poetas e entre outros e tambem outras pessoas, acabou criando inconfidência MINEIRA. Considerado um dos primeiros movimentos do brasil com o objetivo de livrar o país de PORTUGAL. Como o lider do mivimento era TIRADENTES, um homem com muita liderança e organização,acabou que os militares decidiram puni-lo da forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo.TIRADENTES foi o unico a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por uma pessoa influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.Esse ato heróico de TIRADENTES para tentar proteger o país das leis criadas pelo PORTUGAL,acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir dai criaram essa homenagem ao primeiro MÁRTIE DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL.
nome : Manyque Eduarda Ferreira Nª:26 7ªC link ::http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradente
Nascido no dia 12 de novembro de 1746 no Estado de Minas Gerais , Joaquim José Xavier era TIRADENTES, era filho de Português e quando tinha apenas 11 anos sua mãe morreu e ele ficou com seu pai e seus irmãos.Com o passar dos anos sua mãe morreu e teve que sair de sua propriedade por causa de dividas e passou a morar na VILA DE SÃO ANTÔNIO, ele teve que se adaptar com a nova fase da vida, muito bem em sua cidade natal em MINAS GERAIS ele ficou conhecido pela sua simpatia e pelo seu e desejo de ajudar os pobres. TIRADENTES gostava muito da área militar e chegou a se engrenar ao regime militar dos dragões de MINAS GERAIS,e com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Ele não gostou da ideia que o PORTUGAL dominasse o brasil logo o primeiro MÁRTIR se ajuntou com outros mineiros advogados poetas e entre outros e tambem outras pessoas, acabou criando inconfidência MINEIRA. Considerado um dos primeiros movimentos do brasil com o objetivo de livrar o país de PORTUGAL. Como o lider do mivimento era TIRADENTES, um homem com muita liderança e organização,acabou que os militares decidiram puni-lo da forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo.TIRADENTES foi o unico a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por uma pessoa influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.Esse ato heróico de TIRADENTES para tentar proteger o país das leis criadas pelo PORTUGAL,acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir dai criaram essa homenagem ao primeiro MÁRTIE DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL.
nome : Leticia Furtado Moraes nª 19 7ªC link::http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradente
Nascido no dia 12 de novembro de 1746 no Estado de Minas Gerais , Joaquim José Xavier era TIRADENTES, era filho de Português e quando tinha apenas 11 anos sua mãe morreu e ele ficou com seu pai e seus irmãos.Com o passar dos anos sua mãe morreu e teve que sair de sua propriedade por causa de dividas e passou a morar na VILA DE SÃO ANTÔNIO, ele teve que se adaptar com a nova fase da vida, muito bem em sua cidade natal em MINAS GERAIS ele ficou conhecido pela sua simpatia e pelo seu e desejo de ajudar os pobres.
Como o lider do mivimento era TIRADENTES, um homem com muita liderança e organização,acabou que os militares decidiram puni-lo da forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo.TIRADENTES foi o unico a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por uma pessoa influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.Esse ato heróico de TIRADENTES para tentar proteger o país das leis criadas pelo PORTUGAL,acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir dai criaram essa homenagem ao primeiro MÁRTIE DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL.
TIRADENTES gostava muito da área militar e chegou a se engrenar ao regime militar dos dragões de MINAS GERAIS,e com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Ele não gostou da ideia que o PORTUGAL dominasse o brasil logo o primeiro MÁRTIR se ajuntou com outros mineiros advogados poetas e entre outros e tambem outras pessoas, acabou criando inconfidência MINEIRA. Considerado um dos primeiros movimentos do brasil com o objetivo de livrar o país de PORTUGAL.
Nome: Tamiris Sales da Silva N28 7B Link:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm Joaquim José da Silva Xavier nasceu dia 12 de novembro na fazenda de Pombal. Perdeu sua mãe quando tinha apenas 9 anos e depois de dois anos perdeu seu pai. O apelido de Tiradentes veio da sua profissão de dentista que ele se dedicou muito, porem sua profissão mesmo foi a de soldado de Inconfidência Mineira. Porque ele queria lutar pelo nosso país o Brasil, que os Portugueses cobravam altos impostos e também pegava o ouro daqui do Brasil. Então os mineiros incluindo Tiradentes começaram a contrabandear ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos. E também começaram e ter ideias contra os portugueses que aconteceu a Inconfidência Mineira com o principal objetivo autonomia da província e conseguir a libertação dos escravos nascidos aqui no Brasil. Durante isso a noticia que eles estavam querendo acabar com o governo de Portugal o imperador acabou sabendo e imediatamente mandou prender eles. Porem Tiradentes querendo ajudar seus amigos assumiu toda a culpa e foi condenado a morte. O governo querendo mostrar pra todo o sofrimento de Tiradentes mandou matar ele em praça publica no dia 21 de abril de 1792. Tiradentes percorreu um trajeto até chegar na praça e leu a sua condenação e morreu enforcado. Não se esqueçam Tiradentes morreu querendo ajudar nosso país contra os Portugueses.
Nome: Tauani Maria Santos Cruz nº29 série: 7ªB link: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm
Tiradentes:
Tiradentes,nasceu em uma fazenda de Pombal,Minas Gerais em 12 de novembro de 1746.Seu nome verdadeiro é Joaquim José da Silva Xavier,conhecido como Tiradentes por causa de sua profissão de dentista,porém,era também,tropeiro,minerador uma de suas profissões que ficara mais conhecido fora o de soldado de Confidência Mineira. Sua mãe morreu quando Tiradentes tinha 9 anos e seu pai veio a falecer quando ele tinha 11 anos,ficando assim órfão e fora criado por seu padrinho. Nosso país,Brasil especificamente em Minas Gerais,havia muito ouro e cada vez mais os portugueses,queriam mais e mais domínio,cada vez mais pagavam altos impostos.O ouro extraído do país era vendido para os paises europeus e fizeram assim,fortuna em cima do nosso país,Brasil. Tiradentes se tornou então,o primeiro Martim da Confidencia Mineira- levando isto a sua morte arrasadora- Foi o líder do grupo e assim,começaram a contrabandear o ouro e diamante e começaram a atrasar os impostos.Com isso,cada vez mais forte foi ficando o alvo da inconfidência mineira onde os principais objetivos eram: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; e outros. Chegaram assim então,aos ouvidos do imperador de Portugal que os inconfidentes queriam derrubar o governo português,o imperador decretou a prisão de todos eles.Tiradentes,como era o líder assumiu toda a culpa e,para que todos pudessem ver o seu final,o governo assim fez: Tiradentes percorreu um trajeto até a prisão publica,leu sua própria sentença de morte e assim,morreu enforcado em plena praça pública. Hoje no dia 21 de setembro é o feriado Nacional de Tiradentes,um grande homem para o nosso país.
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos. Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa. Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787. Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.
NOME:MATEUS MACEDO COSTA Nº2A série: 7ªC LINK:http://www.e-biografias.net/tiradentes/
.Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. José Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes), embora não tenha sido o idealizador do movimento, teve papel importante na propagação das idéias revolucionárias junto ao povo, tentando com isso arregimentar adeptos. Foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis, foi preso no Rio de Janeiro e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e exposto pelas ruas de Minas Gerais. O dia 21 de abril é feriado nacional.
Tiradentes (1746-1792) nasceu na Fazenda do Pombal, localizada entre a Vila de São José, hoje a cidade de Tiradentes, e a cidade de São João del Rei em Minas Gerais. Era filho do português Domingos da Silva Santos, pequeno fazendeiro, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier. José Joaquim da Silva Xavier era o quarto filho de sete irmãos. Ficou órfão de mãe com nove anos e dois anos depois morre seu pai. Para pagar as dívidas a família perde a propriedade e Tiradentes fica sob a tutela de um padrinho, que era cirurgião e vivia na cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto.
Tiradentes trabalhou como mascate e minerador e tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Foi Alferes, fazia parte do regimento militar do Dragões de Minas Gerais.
Tiradentes morreu no dia 21 de abril de 1792, executado na Praça da Lampadosa no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, ficando sua cabeça exposta em Vila Rica e seus membros espalhados em postes no caminho entre Minas e Rio de Janeiro.
Nome:Caroline smarra silva N 05 Serie: 7B Link: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070418083102AAxQ0on
Tiradentes pelo nome, Joaquim josé da silva xavier ,Nasceu na fazenda pombal,ficou orfãm aos 11 anos,e cresceu e foi medico pratico ,seu pai era um pequeno pobre fazendeiro.Ele colocava dentes feito por ele e tirava-os os dentes quando ele quisesse obras feitas por ele, ficou muito conhecidos pela facilidade e abilidades . Sua vida militar,foi prendendo ladões e assasinos ,no ano de 1789 Brasil e colônia cresciam e as mercadorias para a metropolis aumentavam sempre mais e mais e os colônos queriam a autonomia a a independencia da autonomia do brazil. Uma conspiração ouve ao fim de libertar o brasildo portugues.Em minas gerais ja nem tinham muitos ouros mais pois a cobrança de portugal era cada ves mais alta ,o governo de minas gerais resolveu lançar um programa que reduzia o problemas dos empostos. TIRADENTE ,estava persebendo que estava sendo vigiadono rio de janeiro, então sabendo que estava sendo preouradoo vigiado ele se escondeu numa casa .. não sobreviveu por motivooss etc... Foi enforcado esquartejado e sua cabeça foi erguida num poste no rio de janeiro ele foi morto , no dia 21 di abril de 1789 .
NOME:MARCELO PEREIRA RUIZ N 23 SÉRIE:7C http://www.cliqueaquidicas.com/quem-foi-tiradentes-resumo/
O nome verdadeiro desse grande personagem da história era Joaquim José da Silva Xavier ficou conhecido como Tiradentes porque foi um dentista na época, ele tinha capacidade de extrair e colocar dentes como um profissional formado como acontece hoje em dia. O que fez Tiradentes tomar as dores de todo o povo brasileiro é que a corte portuguesa estava explorando cada vez mais o povo brasileiro querendo levar todas as riquezas que se encontravam aqui, foi então que Tiradentes com mais pessoas resolveram fundar o movimento da Inconfidência Mineira ele espalhou por todos os lugares onde passava a idéia de que o Brasil tinha que ser independente, em uma de suas viagens foi pego e executado em praça pública e depois teve seu corpo dilacerado e exposto em vários lugares.
Joaquim José da Silva Xavier mais conhecido como Tiradentes por sua profissão. Nasceu em Minas Gerais em 1746, Ficou órfão na juventude e ficou sobre tutela de se Tio até o 18 anos de idade. Quando Tiradentes resolveu conhecer o brasil foi tropeiro, mascate e dentista, por isso o apelido Tiradentes. Na tropa em que Tiradentes participou ele conheceu o iluminismo e entrou em contato com as ideias iluministas ,que o incentivaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia. A revolta foi por causa dos laços de rompimento com o Portugal, por conta de contas em atraso. Tiradentes levou a culpa pelo o movimento sendo o único a ser enforcado em praça pública pela conspiração contra Portugal por pagar cada vez mais alto os impostos. Outros que estavam com Tiradentes apenas foram presos e depois penalizados pelo o que fizeram. Tiradentes morreu enforcado em 21 de Abril de 1792, e sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
NOME:Gabriel Thiago Sousa De Almeida. Nº10 Serie:7ºB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal[1], batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.
NOME:LUAN ALEXANDRE SANTOS FELIX DA SILVA Nº21 7ºC http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos. Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa. Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787. Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.
NOME:LUAN ALEXANDRE SANTOS FELIX DA SILVA Nº21 7ºC http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos. Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa. Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787. Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.
nome:vitoria stefany higino da silva 7ºC Nº33 O verdadeiro nome de Tiradentes era Joaquim José da Silva Xavier.
Tá agora que você já sabe que dia 21 de abril é feriado de Tiradentes, você deve estar se perguntando quem é e quem foi Tiradentes não é mesmo? - 1746: Nasce em Pombal, distrito de S. José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antónia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José d’el Rei (Brasil).
- 1755: Morre Maria Antónia; o viúvo e os órfãos mudam-se de vez para a Vila de São José.
- 1757: Órfão de pai.
- 1780: Arregimenta-se como soldado.
- 1781: É promovido a Alferes.
- 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos – quer de aplicação civil, quer militar.
- 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa.
- 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro.
- 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.
Nome:Leticia Francisco Grizostino Nº:18 Serie:7ºC http://educacao.uol.com.br/biografias/joaquim-jose-da-silva-xavier-tiradentes.jhtm
Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.
Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.
Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.
Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.
Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Tiradentes Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.
Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.
Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes
nome: Gabriel de oliveira Borges da silva Nº:09 serie:7ºB Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (batizado em 12 de novembro de 1746-rio de janeiro em 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial mais entre os estados rio de janeiro,minas gerais e no Brasil e conhecido como mártir da inconfidência mineira.O dia da sua execução foi em 21 de abril,é feriado nacional e a cidade mineira de Tiradentes antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Nasceu em uma fazenda no distrito de pombal.Em 1767 no ano do falecimento de sua mãe.e com conhecimentos que adquiria no trabalho de mineração.depois foi técnico e reconhecendo terrenos e na exploração dos seus recursos.logo em seguida trabalhando para o governo e reconhecimento e levantamento do sertão.esse homem foi reconhecido só depois da sua morte e foi um herói na independência do Brasil. link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
Tiradentes (1746-1792), líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerais, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos. Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe aos nove anos e de pai aos 15, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista prático (daí o apelido); trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular. Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil. A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, um dívida em atraso desde 1762. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos. Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado e exposto em praça pública.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único conspirador da Inconfidência Mineira condenado à morte pelo Estado português, que com sua punição exemplar procurava desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tornou-se mártir da Independência e da República. Ilustração do livro O Brasil da Independência, Documentos e Autographos, 1922. Acervo da Biblioteca Municipal Mário de Andrade Foto de Adi Leite/Folha Imagem.
NOME:LARISSA RODRIGUES DA SILVA.N°15.SERIE:7°B.
ResponderExcluirLINK:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
TRABALHO.
TRABALHO DE TIRADENTES.
Nascido no dia 12 de novembro de 1746 no Estado de Minas Gerais , Joaquim José Xavier era TIRADENTES, era filho de Português e quando tinha apenas 11 anos sua mãe morreu e ele ficou com seu pai e seus irmãos.Com o passar dos anos sua mãe morreu e teve que sair de sua propriedade por causa de dividas e passou a morar na VILA DE SÃO ANTÔNIO, ele teve que se adaptar com a nova fase da vida, muito bem em sua cidade natal em MINAS GERAIS ele ficou conhecido pela sua simpatia e pelo seu e desejo de ajudar os pobres.
TIRADENTES gostava muito da área militar e chegou a se engrenar ao regime militar dos dragões de MINAS GERAIS,e com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Ele não gostou da ideia que o PORTUGAL dominasse o brasil logo o primeiro MÁRTIR se ajuntou com outros mineiros advogados poetas e entre outros e tambem outras pessoas, acabou criando inconfidência MINEIRA. Considerado um dos primeiros movimentos do brasil com o objetivo de livrar o país de PORTUGAL.
Como o lider do mivimento era TIRADENTES, um homem com muita liderança e organização,acabou que os militares decidiram puni-lo da forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo.TIRADENTES foi o unico a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por uma pessoa influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.Esse ato heróico de TIRADENTES para tentar proteger o país das leis criadas pelo PORTUGAL,acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir dai criaram essa homenagem ao primeiro MÁRTIE DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL.
nome : Manyque Eduarda Ferreira Nª:26 7ªC
ResponderExcluirlink ::http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradente
Nascido no dia 12 de novembro de 1746 no Estado de Minas Gerais , Joaquim José Xavier era TIRADENTES, era filho de Português e quando tinha apenas 11 anos sua mãe morreu e ele ficou com seu pai e seus irmãos.Com o passar dos anos sua mãe morreu e teve que sair de sua propriedade por causa de dividas e passou a morar na VILA DE SÃO ANTÔNIO, ele teve que se adaptar com a nova fase da vida, muito bem em sua cidade natal em MINAS GERAIS ele ficou conhecido pela sua simpatia e pelo seu e desejo de ajudar os pobres.
TIRADENTES gostava muito da área militar e chegou a se engrenar ao regime militar dos dragões de MINAS GERAIS,e com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Ele não gostou da ideia que o PORTUGAL dominasse o brasil logo o primeiro MÁRTIR se ajuntou com outros mineiros advogados poetas e entre outros e tambem outras pessoas, acabou criando inconfidência MINEIRA. Considerado um dos primeiros movimentos do brasil com o objetivo de livrar o país de PORTUGAL.
Como o lider do mivimento era TIRADENTES, um homem com muita liderança e organização,acabou que os militares decidiram puni-lo da forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo.TIRADENTES foi o unico a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por uma pessoa influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.Esse ato heróico de TIRADENTES para tentar proteger o país das leis criadas pelo PORTUGAL,acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir dai criaram essa homenagem ao primeiro MÁRTIE DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL.
nome : Leticia Furtado Moraes nª 19 7ªC
ResponderExcluirlink::http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradente
Nascido no dia 12 de novembro de 1746 no Estado de Minas Gerais , Joaquim José Xavier era TIRADENTES, era filho de Português e quando tinha apenas 11 anos sua mãe morreu e ele ficou com seu pai e seus irmãos.Com o passar dos anos sua mãe morreu e teve que sair de sua propriedade por causa de dividas e passou a morar na VILA DE SÃO ANTÔNIO, ele teve que se adaptar com a nova fase da vida, muito bem em sua cidade natal em MINAS GERAIS ele ficou conhecido pela sua simpatia e pelo seu e desejo de ajudar os pobres.
Como o lider do mivimento era TIRADENTES, um homem com muita liderança e organização,acabou que os militares decidiram puni-lo da forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo.TIRADENTES foi o unico a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por uma pessoa influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.Esse ato heróico de TIRADENTES para tentar proteger o país das leis criadas pelo PORTUGAL,acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir dai criaram essa homenagem ao primeiro MÁRTIE DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL.
TIRADENTES gostava muito da área militar e chegou a se engrenar ao regime militar dos dragões de MINAS GERAIS,e com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Ele não gostou da ideia que o PORTUGAL dominasse o brasil logo o primeiro MÁRTIR se ajuntou com outros mineiros advogados poetas e entre outros e tambem outras pessoas, acabou criando inconfidência MINEIRA. Considerado um dos primeiros movimentos do brasil com o objetivo de livrar o país de PORTUGAL.
Nome: Tamiris Sales da Silva N28 7B
ResponderExcluirLink:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm
Joaquim José da Silva Xavier nasceu dia 12 de novembro na fazenda de Pombal. Perdeu sua mãe quando tinha apenas 9 anos e depois de dois anos perdeu seu pai.
O apelido de Tiradentes veio da sua profissão de dentista que ele se dedicou muito, porem sua profissão mesmo foi a de soldado de Inconfidência Mineira. Porque ele queria lutar pelo nosso país o Brasil, que os Portugueses cobravam altos impostos e também pegava o ouro daqui do Brasil.
Então os mineiros incluindo Tiradentes começaram a contrabandear ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos. E também começaram e ter ideias contra os portugueses que aconteceu a Inconfidência Mineira com o principal objetivo autonomia da província e conseguir a libertação dos escravos nascidos aqui no Brasil.
Durante isso a noticia que eles estavam querendo acabar com o governo de Portugal o imperador acabou sabendo e imediatamente mandou prender eles. Porem Tiradentes querendo ajudar seus amigos assumiu toda a culpa e foi condenado a morte.
O governo querendo mostrar pra todo o sofrimento de Tiradentes mandou matar ele em praça publica no dia 21 de abril de 1792. Tiradentes percorreu um trajeto até chegar na praça e leu a sua condenação e morreu enforcado.
Não se esqueçam Tiradentes morreu querendo ajudar nosso país contra os Portugueses.
Nome: Tauani Maria Santos Cruz nº29 série: 7ªB
ResponderExcluirlink: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm
Tiradentes:
Tiradentes,nasceu em uma fazenda de Pombal,Minas Gerais em 12 de novembro de 1746.Seu nome verdadeiro é Joaquim José da Silva Xavier,conhecido como Tiradentes por causa de sua profissão de dentista,porém,era também,tropeiro,minerador uma de suas profissões que ficara mais conhecido fora o de soldado de Confidência Mineira.
Sua mãe morreu quando Tiradentes tinha 9 anos e seu pai veio a falecer quando ele tinha 11 anos,ficando assim órfão e fora criado por seu padrinho.
Nosso país,Brasil especificamente em Minas Gerais,havia muito ouro e cada vez mais os portugueses,queriam mais e mais domínio,cada vez mais pagavam altos impostos.O ouro extraído do país era vendido para os paises europeus e fizeram assim,fortuna em cima do nosso país,Brasil.
Tiradentes se tornou então,o primeiro Martim da Confidencia Mineira- levando isto a sua morte arrasadora- Foi o líder do grupo e assim,começaram a contrabandear o ouro e diamante e começaram a atrasar os impostos.Com isso,cada vez mais forte foi ficando o alvo da inconfidência mineira onde os principais objetivos eram: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; e outros.
Chegaram assim então,aos ouvidos do imperador de Portugal que os inconfidentes queriam derrubar o governo português,o imperador decretou a prisão de todos eles.Tiradentes,como era o líder assumiu toda a culpa e,para que todos pudessem ver o seu final,o governo assim fez: Tiradentes percorreu um trajeto até a prisão publica,leu sua própria sentença de morte e assim,morreu enforcado em plena praça pública.
Hoje no dia 21 de setembro é o feriado Nacional de Tiradentes,um grande homem para o nosso país.
Nome : Daniel Mendes Lima 7ºC Nº08
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa.
Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.
Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.
NOME:MATEUS MACEDO COSTA Nº2A série: 7ªC
ResponderExcluirLINK:http://www.e-biografias.net/tiradentes/
.Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. José Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes), embora não tenha sido o idealizador do movimento, teve papel importante na propagação das idéias revolucionárias junto ao povo, tentando com isso arregimentar adeptos. Foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis, foi preso no Rio de Janeiro e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e exposto pelas ruas de Minas Gerais. O dia 21 de abril é feriado nacional.
Tiradentes (1746-1792) nasceu na Fazenda do Pombal, localizada entre a Vila de São José, hoje a cidade de Tiradentes, e a cidade de São João del Rei em Minas Gerais. Era filho do português Domingos da Silva Santos, pequeno fazendeiro, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier. José Joaquim da Silva Xavier era o quarto filho de sete irmãos. Ficou órfão de mãe com nove anos e dois anos depois morre seu pai. Para pagar as dívidas a família perde a propriedade e Tiradentes fica sob a tutela de um padrinho, que era cirurgião e vivia na cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto.
Tiradentes trabalhou como mascate e minerador e tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Foi Alferes, fazia parte do regimento militar do Dragões de Minas Gerais.
Tiradentes morreu no dia 21 de abril de 1792, executado na Praça da Lampadosa no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, ficando sua cabeça exposta em Vila Rica e seus membros espalhados em postes no caminho entre Minas e Rio de Janeiro.
Nome:Caroline smarra silva N 05 Serie: 7B
ResponderExcluirLink:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070418083102AAxQ0on
Tiradentes pelo nome, Joaquim josé da silva xavier ,Nasceu na fazenda pombal,ficou orfãm aos 11 anos,e cresceu e foi medico pratico ,seu pai era um pequeno pobre fazendeiro.Ele colocava dentes feito por ele e tirava-os os dentes quando ele quisesse obras feitas por ele, ficou muito conhecidos pela facilidade e abilidades .
Sua vida militar,foi prendendo ladões e assasinos ,no ano de 1789 Brasil e colônia cresciam e as mercadorias para a metropolis aumentavam sempre mais e mais e os colônos queriam a autonomia a a independencia da autonomia do brazil.
Uma conspiração ouve ao fim de libertar o brasildo portugues.Em minas gerais ja nem tinham muitos ouros mais pois a cobrança de portugal era cada ves mais alta ,o governo de minas gerais resolveu lançar um programa que reduzia o problemas dos empostos.
TIRADENTE ,estava persebendo que estava sendo vigiadono rio de janeiro, então sabendo que estava sendo preouradoo vigiado ele se escondeu numa casa .. não sobreviveu por motivooss etc...
Foi enforcado esquartejado e sua cabeça foi erguida num poste no rio de janeiro ele foi morto , no dia 21 di abril de 1789 .
NOME:MARCELO PEREIRA RUIZ N 23 SÉRIE:7C
ResponderExcluirhttp://www.cliqueaquidicas.com/quem-foi-tiradentes-resumo/
O nome verdadeiro desse grande personagem da história era Joaquim José da Silva Xavier ficou conhecido como Tiradentes porque foi um dentista na época, ele tinha capacidade de extrair e colocar dentes como um profissional formado como acontece hoje em dia.
O que fez Tiradentes tomar as dores de todo o povo brasileiro é que a corte portuguesa estava explorando cada vez mais o povo brasileiro querendo levar todas as riquezas que se encontravam aqui, foi então que Tiradentes com mais pessoas resolveram fundar o movimento da Inconfidência Mineira ele espalhou por todos os lugares onde passava a idéia de que o Brasil tinha que ser independente, em uma de suas viagens foi pego e executado em praça pública e depois teve seu corpo dilacerado e exposto em vários lugares.
Nome: Heloisa Marques Do Nascimento. Nº: 11 7ºB
ResponderExcluirLink: http://educacao.uol.com.br/biografias/joaquim-jose-da-silva-xavier-tiradentes.jhtm
Joaquim José da Silva Xavier mais conhecido como Tiradentes por sua profissão. Nasceu em Minas Gerais em 1746, Ficou órfão na juventude e ficou sobre tutela de se Tio até o 18 anos de idade.
Quando Tiradentes resolveu conhecer o brasil foi tropeiro, mascate e dentista, por isso o apelido Tiradentes.
Na tropa em que Tiradentes participou ele conheceu o iluminismo e entrou em contato com as ideias iluministas ,que o incentivaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia. A revolta foi por causa dos laços de rompimento com o Portugal, por conta de contas em atraso.
Tiradentes levou a culpa pelo o movimento sendo o único a ser enforcado em praça pública pela conspiração contra Portugal por pagar cada vez mais alto os impostos. Outros que estavam com Tiradentes apenas foram presos e depois penalizados pelo o que fizeram. Tiradentes morreu enforcado em 21 de Abril de 1792, e sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
NOME:Gabriel Thiago Sousa De Almeida. Nº10 Serie:7ºB
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal[1], batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.
NOME:LUAN ALEXANDRE SANTOS FELIX DA SILVA
ResponderExcluirNº21 7ºC
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa.
Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.
Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.
NOME:LUAN ALEXANDRE SANTOS FELIX DA SILVA
ResponderExcluirNº21 7ºC
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao
arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa.
Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.
Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnome:vitoria stefany higino da silva 7ºC Nº33 O verdadeiro nome de Tiradentes era Joaquim José da Silva Xavier.
ResponderExcluirTá agora que você já sabe que dia 21 de abril é feriado de Tiradentes, você deve estar se perguntando quem é e quem foi Tiradentes não é mesmo? - 1746: Nasce em Pombal, distrito de S. José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antónia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José d’el Rei (Brasil).
- 1755: Morre Maria Antónia; o viúvo e os órfãos mudam-se de vez para a Vila de São José.
- 1757: Órfão de pai.
- 1780: Arregimenta-se como soldado.
- 1781: É promovido a Alferes.
- 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos – quer de aplicação civil, quer militar.
- 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa.
- 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro.
- 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.
Nome:Leticia Francisco Grizostino Nº:18 Serie:7ºC
ResponderExcluirhttp://educacao.uol.com.br/biografias/joaquim-jose-da-silva-xavier-tiradentes.jhtm
Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.
Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.
Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.
Nome: Deborah Cristina nº09
ResponderExcluirSerie:7ºC
http://www.colegioweb.com.br/datas/dia-de-tiradentes21-de-abril.html
Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.
Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Tiradentes
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.
Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.
Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnome: Gabriel de oliveira Borges da silva Nº:09 serie:7ºB Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (batizado em 12 de novembro de 1746-rio de janeiro em 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial mais entre os estados rio de janeiro,minas gerais e no Brasil e conhecido como mártir da inconfidência mineira.O dia da sua execução foi em 21 de abril,é feriado nacional e a cidade mineira de Tiradentes antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Nasceu em uma fazenda no distrito de pombal.Em 1767 no ano do falecimento de sua mãe.e com conhecimentos que adquiria no trabalho de mineração.depois foi técnico e reconhecendo terrenos e na exploração dos seus recursos.logo em seguida trabalhando para o governo e reconhecimento e levantamento do sertão.esse homem foi reconhecido só depois da sua morte e foi um herói na independência do Brasil. link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnome:vinicius silva souza Nº32 serie:7ºC
ResponderExcluirlink:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
[i][b]nome:vinicius silva souza Nº32 serie:7ºC
ResponderExcluirlink:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
Tiradentes (1746-1792), líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerais, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos. Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe aos nove anos e de pai aos 15, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista prático (daí o apelido); trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular. Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil. A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, um dívida em atraso desde 1762. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos. Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado e exposto em praça pública.
ResponderExcluirJoaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único conspirador da Inconfidência Mineira condenado à morte pelo Estado português, que com sua punição exemplar procurava desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tornou-se mártir da Independência e da República. Ilustração do livro O Brasil da Independência, Documentos e Autographos, 1922. Acervo da Biblioteca Municipal Mário de Andrade Foto de Adi Leite/Folha Imagem.
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/